segunda-feira, 4 de setembro de 2017

ANÁLISE DA MÚSICA "AMIANTO" - SUPERCOMBO


AMIANTO
SUPERCOMBO


ANÁLISE DA MÚSICA "AMIANTO" -  SUPERCOMBO


Bem, essa música fala sobre um assunto bastante falado hoje em dia: Suicídio. Recentemente, o cantor do Linkin Park, Chester Bennington, cometeu suicídio. Uma série americana também, Thirteen Reasons Why, ganhou bastante relevância, e a história é de uma garota que comete suicídio..............mas vamos a análise 😋


Queria chamar a atenção de que algumas músicas que serão analisadas, muitas vezes, eu não vou analisar apenas pela a música em si, mas sim, pelo o assunto da música, pela divulgação da banda, para te fazer pensar sobre o assunto, para você conhecer a música....talvez essa música seja a primeira que a analise é meio clara, mas que o assunto e a banda valem a pena ser melhor divulgados. 


No primeiro estrofe, percebemos que alguém chama a moça da sacada, mostrando claramente que ela ia se suicidar.*Sacada é o mesmo que varanda. Sim, ela ia se jogar do prédio😲. Logo em seguida, esse "alguém" pede para a moça parar de brincar de morrer: Isso seria a ideia de que as pessoas quando vão ficando mais velhas "brincam de morrer". Tipo, os vícios, de todos os tipos: Álcool, tabaco, chocolate, refrigerante, remédios,.... visto que se viciar nessas drogas você vai se matando aos poucos, "tendo" consciência disso, por isso o "brincar de morrer" se ligou? Brincar seria a diversão (festa) e no final você está se matando com os vícios. No caso, a menina é nova para brincar de morrer ou brincar com a vida. Acho que viajei um pouco, mas é pra frente que o trem anda.

Moça, sai da sacada
Você é muito nova pra brincar de morrer

Ja nessa parte, a pessoa pergunta o qual foi o motivo pelo qual a moça está querendo se matar. Hoje em dia, tudo é motivo para os jovens cometerem tal ato. Seja por conta das notas na escola/pressão do vestibular, falhas amorosas, falta de dinheiro, vazamento de fotos íntimas... tudo os jovens veem o suicídio como a solução para os problemas. Logo em seguida, o "alguém"... é um rapaz qualquer, que foi passando da rua , viu a atitude da moça e resolveu ajudar. Detalhe é que o rapaz se encontra já perto da moça e não falando com ela da rua. Fui claro? Pois bem, no decorrer ele pede para ela descer da varanda; tomar um café para conversar; Para ela poder desabafar e ele, enfim, tentar convencer a jovem a não fazer aquilo. 

Me diz o que há, o quê que a vida aprontou dessa vez?
Venha, desce daí
Deixa eu te levar pra um café, pra conversar
Te ouvir
E tentar te convencer




Gostei bastante de analisar essa parte. O rapaz faz uma analogia para tentar convencer a moça. A primeira parte, ele fala que a vida é como a sua mãe que te obriga a fazer as coisas (ruins) mas que são boas para você. Contraditório? Um exemplo mais simples é quando sua mãe te obriga a comer feijão... eu particularmente não gostava de comer feijão quando era criança, entretanto ela me obrigava  a comer porque faz bem para minha saúde, apesar do gosto ser ruim. No caso da música, ele usou vegetais/legumes. E faz uma comparação disso com a vida: Às vezes a vida é ruim, mostrando alguns sacrifícios, mas que depois você será recompensando por isso(esses sacrifícios). Exemplificando mais uma vez, é tipo sua mãe te pedindo para estudar porque sabe que fazendo isso, certamente, seu futuro será melhor. 

Que a vida é como mãe
Que faz o jantar e obriga os filhos a comer os vegetais
Pois sabe que faz bem

Na segunda parte, ele compara a morte com o pai. Ele mostra que existe dois tipos de dor na vida, aquelas que são passageiras( e servem de aprendizado), como as que eu citei anteriormente. E as que duram para sempre como é o caso dessa segunda, mostrando a questão dos "traumas de infância". Deve ser inesquecível ver o seu pai bater na sua mãe. No fim do estrofe, o rapaz fala isso, no sentido de que: Os filhos nunca irão crescer e de que seu pai pode precisar deles no futuro. Ficou um pouco confuso essa frase, mas é isso.

E a morte é como pai
Que bate na mãe e rouba os filhos do prazer de brincar
Como se não houvesse amanhã



Nessa parte, o rapaz fala que vai ajudar a moça a superar seus problemas para tentar fazê-la mudar de ideia. A última frase desse estrofe deixei para analisar no final.


Moça, não olha pra baixo
Aí é muito alto
Pra você se jogar
Vou te ouvir
E tentar te convencer
(Somos programados pra cair)


x2

Que a vida é como mãe
Que faz o jantar e obriga os filhos a comer os vegetais
Pois sabe que faz bem
E a morte é como pai
Que bate na mãe e rouba os filhos do prazer de brincar
Como se não houvesse amanhã



E o rapaz termina a fala revelando que nem sempre estamos nos melhores dias. A vida é isso....como falou o grande Charlie Brown Jr "Dias de luta, dias de glória".

Mas, tudo bem, nem sempre estamos na melhor


Essa parte seria a fala da menina, ela fala que ninguém é de ferro (chorar não paga imposto) mostrando que os de luta de algumas pessoas podem ser tão ruins ao ponto de que algumas não aguentem a dor. Essa história não tem um final, mas sendo otimista, o rapaz conseguiu convencer a moça, visto que ela abriu uma conversa com ele, coisa não muito comum quando alguém quer se matar....  e ela abrir espaço para uma conversar com o rapaz. Sendo pessimista.....💔

Moço, ninguém é de ferro
Somos programados pra cair







Espero que tenha gostado, até a próxima 😥



* Essa é apenas minha interpretação, tem uma diferente? Comente aqui embaixo.

** Não esqueça de curtir nossa página no Facebook: Análise da letra. Além de seguir o blog e cadastrar seu e-mail no mesmo (lembrar de verificar o e-mail para confirmar o cadastro).


11 comentários:

  1. Olá! Concordo com a maioria da análise. Contudo, discordo que ele tenha conseguido convencer a moça, pois, como ela falou, já estava (se achava) programada para cair, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. n intendi a parte que diz Moço, ninguém é de ferro
    Somos programados pra cair¨

    ela quer diser que ninguem vive para sempre todos nois temos uma morte
    ?? ou estou errado n so muito de entede mais quando tava na depressão eu só ouvia amianto mais n so muito de entedende so tenho 14 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Ninguém é de ferro" - todos sofremos e choramos
      "Somos programados pra cair" - hoje o normal é sofrer, uma hora todos sofremos.
      A minha interpretação foi essa. Ao meu ver...

      Excluir
    2. Essa parte me fez refletir sobre ter mais paciência com meus erros e com o dos outros.

      Porque na verdade para aqueles que acreditam na sagrada escritura é dito que a partir do pecado(a queda) de Adão e Eva todos nós ficamos com essa tendência de cair(errar) também.

      São Paulo ainda vai dizer o mal que eu não quero fazer o faço e o bem que quero fazer não faço.

      Eu acredito que essa menina da música foi salva sim porque encontrou alguém que ao invés de julgar se colocou a disposição para ajudá-la.

      Excluir
  3. Amianto é uma variedade fibrosa de sais minerais, é usado pra fazer Eternit, é resistente e flexível, porém se inalado frenquentemente pode causar câncer de pulmão. Basicamente isso! É nossa vida e h assim, somos resistente entretanto podemos causar danos ou nos causar danos

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a sua análise. Adoro seus textos. Faça isso sempre

    ResponderExcluir
  5. Acho que as vezes uma palavra boa, no tempo certo pode ajudar,todos devemos ajudar essas pessoas antes delas chegarem na sacada.Musica pra refletir

    ResponderExcluir
  6. Tava numa vibe tão triste, aí aparece o -chorar não paga imposto- e nem faz mal pra saúde. Amei a análise ^^

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da Análise. Parabéns!

    ResponderExcluir